Pesquisa em comunicação –
Professor Augusto
Resenha do texto 04 – A
Mass Comunication Research e seus desdobramentos (31 a 35) – In SANTAELLA,
Lucia. Comunicação e Pesquisa.
A pesquisa norte americana
sobre comunicação tem seu desenvolvimento em três épocas.
1900 – 1940. Tem como
pesquisador chave a figura do cientista político Harold D. Lasswell que
desenvolve o modelo de comunicação de massa em cima da análise quantitativa das
mensagens, e na percepção dos papéis do comunicador e do destinatário que encontram
– se isolados, independente das relações sociais e culturais.
1940 – 1965. Traz a
consolidação da ciência da comunicação, de um lado sustentada nas pesquisas do
psicólogo Carl Hovland, e do outro, pela pesquisa do sociólogo Lazarsfeld.
1965 – 1988. Onde a
característica primordial da área estava no alargado aspecto de suas
perspectivas. Dividiu-se também em três, as fontes de influência para essa
pesquisa.
1) - A identificação dessas
pesquisas com o estudo dos meios de comunicação de massa, (MCM).
2) - A preocupação com o
papel do MC pública na vida social e política.
3) – O desenvolvimento das
praticas profissionais dentro e através das disciplinas das ciências sociais.
Os primeiros estudos
abordavam globalmente o mass mídia sem diferenciar as diversidades existentes
entre os vários meios de comunicação. Calçada na visão de uma sociedade que
responde cegamente aos estímulos do meio, gerando um efeito direto e
indiferenciado sobre indivíduos isolados, a chamada teoria Hipodérmica. A
audiência seria indefesa e passiva.
O segundo pilar que dava
sustentação a esse tipo de pesquisa era a convicção a cerca da instantaniedade
e da inviabilidade do efeito das mass mídia sobre as massas.
Mais tarde a persuasão
superou a abordagem hipodérmica, com duas facetas: a Empírica e a Funcional.
A concepção de causa –
efeito na abordagem da persuasão é a mesma da teoria hipodérmica, porém dentro
de um quadro mais complexo.
A primeira parte desses
estudos se orienta em relação às características dos destinatários, como o interesse
em obter informação, a exposição seletiva provocada pelas atitudes já
existentes, a interpretação e memorização seletivas.
A segunda coordenada tem
relação direta com a organização e qualidade em que as mensagens persuasivas
são desenvolvidas, com a credibilidade do comunicador, a ordem da argumentação
e explicitação das conclusões.
A teoria dos Efeitos
Limitada e o modelo two step flow, estudam a relação dos indivíduos e os meios
de comunicação de massa.
A) – A maneira diferenciada
que cada público processa e interpreta a mensagem gerada pela comunicação de
massa.
B) – A eficácia das
mensagens só pode ser absorvida se analisadas em um contexto social.
Os meios de comunicação não
influenciam diretamente o publico, mas o influenciam pela mediação de grupo ou
de lideres que retomam ou não as mensagens da mídia, havendo um fluxo de
influência da mídia sobre os lideres e destes sobre opiniões.
A comunicação de massa
deixou de ser vista como emissor mecanicista e imediatista de estimulo e
resposta. E tornou evidente, na pesquisa a complexidade dos elementos que
entram em jogo na relação entre emissor, mensagem e destinatário.
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