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Pesquisa em comunicação – Professor Augusto
Resenha do texto 04 – A Mass Comunication Research e seus desdobramentos (31 a 35) – In SANTAELLA, Lucia. Comunicação e Pesquisa.

A pesquisa norte americana sobre comunicação tem seu desenvolvimento em três épocas.
1900 – 1940. Tem como pesquisador chave a figura do cientista político Harold D. Lasswell que desenvolve o modelo de comunicação de massa em cima da análise quantitativa das mensagens, e na percepção dos papéis do comunicador e do destinatário que encontram – se isolados, independente das relações sociais e culturais.
1940 – 1965. Traz a consolidação da ciência da comunicação, de um lado sustentada nas pesquisas do psicólogo Carl Hovland, e do outro, pela pesquisa do sociólogo Lazarsfeld.
1965 – 1988. Onde a característica primordial da área estava no alargado aspecto de suas perspectivas. Dividiu-se também em três, as fontes de influência para essa pesquisa.
1) - A identificação dessas pesquisas com o estudo dos meios de comunicação de massa, (MCM).

2) - A preocupação com o papel do MC pública na vida social e política.
3) – O desenvolvimento das praticas profissionais dentro e através das disciplinas das ciências sociais.

Os primeiros estudos abordavam globalmente o mass mídia sem diferenciar as diversidades existentes entre os vários meios de comunicação. Calçada na visão de uma sociedade que responde cegamente aos estímulos do meio, gerando um efeito direto e indiferenciado sobre indivíduos isolados, a chamada teoria Hipodérmica. A audiência seria indefesa e passiva.
O segundo pilar que dava sustentação a esse tipo de pesquisa era a convicção a cerca da instantaniedade e da inviabilidade do efeito das mass mídia sobre as massas.
Mais tarde a persuasão superou a abordagem hipodérmica, com duas facetas: a Empírica e a Funcional.
A concepção de causa – efeito na abordagem da persuasão é a mesma da teoria hipodérmica, porém dentro de um quadro mais complexo.
A primeira parte desses estudos se orienta em relação às características dos destinatários, como o interesse em obter informação, a exposição seletiva provocada pelas atitudes já existentes, a interpretação e memorização seletivas.
A segunda coordenada tem relação direta com a organização e qualidade em que as mensagens persuasivas são desenvolvidas, com a credibilidade do comunicador, a ordem da argumentação e explicitação das conclusões.
A teoria dos Efeitos Limitada e o modelo two step flow, estudam a relação dos indivíduos e os meios de comunicação de massa.
A) – A maneira diferenciada que cada público processa e interpreta a mensagem gerada pela comunicação de massa.
B) – A eficácia das mensagens só pode ser absorvida se analisadas em um contexto social.

Os meios de comunicação não influenciam diretamente o publico, mas o influenciam pela mediação de grupo ou de lideres que retomam ou não as mensagens da mídia, havendo um fluxo de influência da mídia sobre os lideres e destes sobre opiniões.
A comunicação de massa deixou de ser vista como emissor mecanicista e imediatista de estimulo e resposta. E tornou evidente, na pesquisa a complexidade dos elementos que entram em jogo na relação entre emissor, mensagem e destinatário.

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